AFUFE lança campanha por 100% de Penosidade

postado em: Notícias | 0

Afufe lança campanha por 100% de adicional de Penosidade

Nesta terça-feira (12), a AFUFE se somou ao Semapi e lançou oficialmente durante atividade do Conselho de Representantes  a campanha pelo aumento de 40 para 100% no adicional de penosidade para os servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) e da Fundação de Proteção Especial (FPE) .

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (artigo 7º, inciso XXIII), o adicional de penosidade é previsto quando o exercício da função do trabalhador ocorre em ambientes que apresentem riscos à sua integridade física e emocional.

O aumento no índice do adicional é buscado porque o perfil de adolescentes e jovens adultos atendidos, no decorrer dos últimos anos, agravou-se muito, não só pelo porte físico deles (que podem ficar internados cumprindo medidas socioeducativas até os 21 anos), quanto na natureza dos atos infracionais cometidos, bem como em sua organização em quadrilhas, gangues e facções. Cotidianamente, os trabalhadores dessas fundações estão expostos a agressões físicas, tentativas de fuga, ofensas morais e insegurança, com unidades sendo alvejadas por tiros, servidores sendo feitos reféns e até “resgates” de jovens por bandidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =